sábado, 11 de fevereiro de 2012

SEMANA PEDAGÓGICA-07/02/2012




    Realizou-se a primeira reunião administrativa na escola dia sete de fevereiro de 2012 com o objetivo de dar boas-vindas aos funcionários que foram recepcionados com um repertório de músicas variadas conveniente para o momento. Logo em seguida, a direção expressou sua palavra de incentivo ao ano novo que se inicia, como também, outros informes.
Para reflexão foi trabalhado o vídeo ciranda da bailarina, o qual levou os funcionários a fazerem uma auto reflexão, considerando seus aspectos positivos e negativos na convivência com os outros.
E, dando continuidade à palestra da professora doutora Sandra Maria Borba Pereira, ministrada na abertura da Semana Pedagógica, a direção propôs umas discussão a cerca da temática: As “desaprendizagens” do Professor. Observando a ação do professor em sala de aula percebe-se a necessidade urgente da desaprendizagem dos seguintes hábitos: Ensinar e falar, Professor fala e aluno ouve, Aprender e reproduzir, Avaliação é instrumento de manutenção do poder e indisciplina é sempre falta de respeito.
“As ações de nós professores em sala de aula baseiam-se, há séculos, em crenças fortemente sedimentadas. Essas crenças alimentam o que podemos chamar “hábitos de resistência” a uma mudança mais profunda em nosso fazer. Tal resistência nada mais é do que o sinal claro de que não sabemos outra forma de caminhar. Temos que desaprender”.
Julio Cesar Furtado dos Santos (revista Profissão Mestre)





Nenhum comentário:

Postar um comentário